Mobirise Site Builder

A BANDA
/AFROJAZZ/

Em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, uma nova história começa a ser escrita dando sequência ao movimento de jazz que tomara as ruas da cidade. Naquele ano surge a banda Afrojazz, idealizada por Eduardo Santana, que liderou o movimento onde os jovens voltaram seus ouvidos ao estilo até então desconhecido por muitos.

O choque cultural dos povos africanos ao chegarem nas Américas gerou muitos desdobramentos musicais. Essas mutações são a fonte da nossa pesquisa. Nosso trabalho é beber desse som e propagar sua mensagem. Contribuir para a jornada da música afro-brasileira atuando ativamente na sua evolução.

AFROJAZZ
/NO CANAL CURTA/

O Canal Curta apresenta o AfroJazz em formato de documentario, abordando uma visão geral da banda e seu posicionamento.

O SHOW

Em sua primeira turnê nacional, o grupo apresenta um trabalho já amadurecido pelos bailes de sucesso que realiza no Rio de janeiro e que está sintetizado em dois discos: "DISCO I" em 2014 e o disco "AFRICAN BROTHERS" lançado em 2016. Um novo som, difícil de classificar pelas muitas influências e abordagens que se permitem (rock, reggae, blues, dubstep, maracatu, baião, samba, ciranda, high-life, afrobeat, hip hop), baseados na evolução que o jazz traz dando liberdade a banda pra viajar por todos esses estilos trazendo ao público uma massa sonora muito dançante, tornando o show um verdadeiro baile, com a performance contagiante do grupo, trazendo muita interação e participação do público.

/TROMPETE/
EDUARDO SANTANA

Nascido em São Gonçalo-RJ, muda-se para brasília onde gradua-se pela Escola de Música de Brasília, em seguida de volta ao Rio de Janeiro gradua-se bacharel em trompete pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) no ano de 2011. Recém formado, ao lado de outros jovens músicos dá início ao movimento de jazz nas ruas da cidade de notório sucesso e a partir daí idealiza a banda afrojazz.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

/GUITARRA/
FELIPE CHERNICHARO

Atuando desde 2005, Felipe Chernicharo é guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Carioca formado em música pela UNIRIO, Felipe é figura prestigiada na cena musical da cidade. Atualmente toca e compõe para o Afrojazz e o Sexteto Sucupira. Em seu retrospecto constam inúmeros trabalhos musicais instrumentais e com cantores, além de trilhas e apresentações junto a orquestras, espetáculos circenses e teatrais.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

/CONTRABAIXO/
RODRIGO FERRERA

Em 1999 iniciou seus estudos de baixo elétrico na Escola de Música Villa-Lobos (EMVL). Em 2009 se graduou em Licenciatura em Música com habilitação em Baixo Acústico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde teve aulas de Harmonia e Improvisação com Marco Pereira e participou durante 3 anos da UFRJazz, e acompanhou artistas como Zezé Motta, Elza Soares e Gabriel Pensador.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

/PERCUSSÃO/
ROQUE MIGUEL

Começa a sua vida musical aos oito anos de idade quando ingressa na orquestra Afro Brasileira do SESI RJ. Foi professor nas províncias de Taiwan de percussão afro-brasileira durante os anos de 2001 e 2002. Atualmente é mestre de bateria dos blocos Quizomba e Desliga da Justiça no Rio de Janeiro.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

/SAX/
OSWALDO LESSA

Formado pelo Conservatório de música da cidade de Campos dos Goytacazes em 1996, em seguida Integrou a Banda Brasil Corcovado na Alemanha, no periodo de 1997 a 1998. No retorno ao Brasil, acompanhou diversos artistas, tais como: Sandra de Sá; Paula Lima; Bebeto; Padre Fábio de Melo entre outros. Acompanha o cantor italiano Luciano Bruno.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

/BATERISTA/
DANIEL CONCEIÇÃO

Nascido em uma família de músicos, começa aos treze anos o estudo da bateria. É formado na Escola de Música Villa-Lobos e na escola de percussão do baterista e percussionista Robertinho Silva, Batucadas Brasileiras.
Atualmente é um dos bateristas mais requisitados da sua geração. Atuou em gravações e apresentações pelo mundo com artistas de vários estilos como: Sérgio Mendes, Chico Buarque, Afrojazz, Rogê, Leoni, Carlos Dafé, Marcelo Yuka, Gabriel O Pensador entre outros.

Ilustração: RAFAEL BARROS - www.rfbdesigner.com

PREMIAÇÕES

A estrada do AfroJazz, é feita também de premiações e conquistas, nacional e internacional.

PROFISIONAIS DA MÚSICA

2015 / Brasília, Brasil

Intérprete instrumental

COTAI JAZZ&BLUES

2014 / Macau, China

Festival de Jazz

VOZ PARA TODOS

2014 / Belo Horizonte, Brasil

Concurso Banco do Brasil 

PRINCIPAIS APRESENTAÇÕES


  • 05/03/2016 – Tributo a Nina Simone no Jockey Club da Gávea RJ
  • 25/03/2016 - Manguinhos Jazz e Blues Festival em Vitória ES
  • 20/04/2016 – Lançamento do CD African Brothers no Circo Voador RJ
  • 29/04/2016 - Lançamento do CD African Brothers no Centro Cultural Rio Verde SP
  • 20/05/2016 - #OcupaMinc RJ
  • 01/07/2016 – Tributo a Nina Simone Tribute no Cine Joia SP
  • 09/07/2016 - Amy Winehouse Celebration no VIVO RIO RJ
  • 22/07/2016 – Festival X-Tudo SESI Cultural RJ
  • 08/08/2016 - Boulevard Olímpico nos Jogos Olímpicos no RJ
  • 25/08/2016 - Conecta Festival em Brasília DF
  • 08/09/2016 - Lançamento do CD African Brothers no Imperator Centro Cultural João Nogueira RJ
  • 16/09/2016 - Som Clube Festival em Belo Horizonte MG
  • 19/11/2016 – Rio das Ostras Jazz & Blues Festival em Rio das Ostras RJ
  • 20/11/2016 – Tributo a Nina Simone Tribute no Sesc Campo Limpo SP
  • 27/11/2016 - TAU Festival RJ
  • 29/11/2016 - Projeto RAPJAZZ no SESC Copacabana RJ
  • 16/12/2016 - Festival CRAB Sotaque Carregado com a Banda Black Rio (Rio de Janeiro RJ)
  • 24/01/2017 – Tributo a Martin Luther King no Sesc Ginástico RJ
  • 11/02/2017 - Tributo a Consciência Negra no Projeto Motumbá no Sesc Belenzinho SP

/AFRICAN BROTHERS/

Ouça agora o CD African Brothers

DEEZER

STORE
/AFROJAZZ/

Estamos montando nossa loja virtual, para aqueles que vestem a camisa do AfroJazz.

EM BREVE